PUBLICIDADE

Cai mais de 4,8% número pessoas com dívidas em Mato Grosso, diz pesquisa

PUBLICIDADE
Redação Só Notícias

A pesquisa realizada pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC) e Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) apontou que número de pessoas com dívidas em Mato Grosso, em outubro de 2019, caiu 4,87%, em relação a outubro de 2018. O dado ficou abaixo da média da região Centro Oeste (2,60%) e abaixo da média nacional (2,34%). Na passagem de setembro para outubro, o número de dívidas cresceu 0,64%. Na região Centro Oeste, nessa mesma base de comparação, a variação foi de 3,92%. O setor com participação mais expressiva do número de dívidas em outubro no estado foi Bancos, com 33,77% do total de dívidas.

Já os inadimplentes cresceram 2,11% em outubro de 2019, em relação a outubro de 2018. O dado ficou abaixo da média da região Centro Oeste (2,49%) e acima da média nacional (1,58%).  Na passagem de setembro para outubro, o número de devedores no Estado cresceu 0,30%. Na região Centro Oeste, na mesma base de comparação, a variação foi de 3,66%. Os dados levantados revelam também que a abertura por faixa etária do devedor com participação mais expressiva em outubro foi o da faixa de 30 a 39 anos (26,85%).

Ainda segundo a pesquisa, em outubro de 2019, cada consumidor inadimplente em Mato Grosso tinha em média 1,915 dívidas em atraso. O número ficou acima da média da região Centro Oeste (1,890 dívidas por pessoa inadimplente) e acima da média nacional registrada no mês (1,847 dívidas para cada pessoa inadimplente).

Para o superintendente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Cuiabá, Fábio Granja, os números tendem a melhorar no decorrer das próximas semanas, principalmente com ações de governo federal, como liberação do FGTS, pagamento do 13º salário por parte das empresas e principalmente, através de ações das empresas oferecendo oportunidades para os consumidores inadimplentes de limpar seu nome, como a campanha “Feirão Nacional SPC”, que teve inicio nesta semana em todo o Brasil. “Essa é uma iniciativa do SPC Brasil, a qual, nós de Cuiabá, estamos aderindo e oferecendo também aqui na capital a oportunidade dos consumidores que tem dividas de iniciar o próximo ano com o nome limpo. Com isso, nossa expectativa aqui no Estado é de diminuir ainda mais o número de dividas e também o número de devedores”, afirmou ele.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Mato Grosso segue com 2ª menor taxa de desemprego do país, aponta IBGE

Em mais um trimestre, Mato Grosso segue com uma...

Black Friday em Mato Grosso deve movimentar mais de R$ 500 milhões, aponta Fecomércio

Mato-grossenses devem gastar mais durante a Black Friday, conforme...

Sinop: sobe preço da carne, arroz, tomate, café e preço médio da cesta básica vai a R$ 854

O Centro de Informações Socioeconômicas (CISE) da Unemat, em...

Empresas de Nova Mutum ofertam quase 200 vagas de empregos

Diversas empresas e indústrias, entre as mais de 8...
PUBLICIDADE