A participação do governador Blairo Maggi no Encontro Mundial da Soja, em New Orleans (EUA), na última semana, foi um dos assuntos da pauta de Reunião do Secretariado hoje à tarde, no Palácio Paiaguás. O chefe do Executivo estadual informou ao secretariado que apresentou os avanços de Mato Grosso na produção sustentável, reafirmando os pontos positivos que o Estado têm aos compradores mundiais da oleaginosa.
"O Estado vem buscando todo o caminho da legalidade e isso não é só um desejo do governo, mas dos produtores e da sociedade mato-grossense, de poder se apresentar para o mundo de forma tranquila, dizer: olha, nós estamos cumprindo o papel social de produzir alimento e, ao mesmo tempo, fazendo isso de forma sustentável. O que poucos lugares no mundo podem fazer o que Mato Grosso faz", assinalou Blairo Maggi.
Alinhada à produção de mais alimento, mas com respeito ao meio ambiente, conforme a política ambiental do Governo do Estado, foi destaque na reunião de secretariado resultados positivos como a diminuição significativa do desmatamento em Mato Grosso e os pactos ambientais para abertura de áreas novas sem degradação do ambiente. O MT Legal, programa estadual de regularização fundiária e ambiental, também teve espaço nas discussões desta tarde.
Conforme o secretário de Estado de Comunicação Social e secretário-chefe da Casa Civil, Eumar Novacki, uma reunião será realizada com gestores da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema), Casa Militar/Defesa Civil com representantes da Federação de Agricultura e Pecuária de Mato Grosso (Famato) e técnicos para fazerem os últimos ajustes no projeto, porém num primeiro momento sem fazer qualquer alteração na lei.
A intenção da reunião, argumentou Novacki, é discutir um decreto de regulamentação. "Toda a infraestrutura e procedimentos já foram realizados pela Sema", completou o secretário.