A segunda edição da Bienal dos Negócios da Agricultura, que visa discutir as bases e caminhos para que a produção agrícola seja mais sustentável, econômica, social e ambientalmente, começa hoje. A abertura oficial será às 19:00h, mas, na prática, começa hoje de manhã com eventos paralelos, no Centro de Eventos Senar, um novo espaço de eventos que fica em frente à sede da Famato, no Centro Político e Administrativo (CPA). A inauguração do Centro de Eventos será às 8h com presença do governador Blairo Maggi, líderes rurais e representantes dos principais órgãos e entidades do Estado.
A Bienal é realização da Famato com co-realização das associações dos produtores de soja (Aprosoja) e algodão (Ampa) e do Senar. Tem apoio do Governo de Mato Grosso e dos fundos de apoio às culturas da soja (Facs) e do Algodão (Facual). São esperadas cerca de mil pessoas por dia, um público formado majoritariamente por produtores, líderes empresariais e técnicos.
Programação de hoje– As atividades começam às 9h com o Fórum Agrário Empresarial, evento organizado pela Famato, CNA e Abraf (Associação Brasileira de Produtores de Florestas Plantadas), que vai discutir aspectos legais, econômicos, sociais e políticos ligados às questões fundiárias atuais – MST, terras quilombolas e indígenas. Voltado para produtores rurais e entidades afins, advogados e consultores, o evento segue durante todo o dia e, para participar dele, basta que os interessados se inscrevam a partir das 8h no local do evento. Não será cobrada inscrição para participação no fórum.
Também às 9h terá início o workshop Jornalismo Agropecuário voltado para os profissionais de comunicação, para o qual é garantido acesso com o credenciamento prévio dos interessados, sem cobrança de inscrição. O workshop será encerrado às 12h.
Ainda hoje, haverá dois outros eventos paralelos. Das 14h às 17h será a reunião da Câmara Setorial de Oleaginosas e Biodiesel do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa). Os participantes discutirão competitividade da cadeia da soja, sustentabilidade ambiental e situação atual do biodiesel.
E, às 13h30, a Associação dos Produtores de Soja de Mato Grosso (Aprosoja) vai lançar para convidados o Projeto Referência, um programa de monitoramento de 40 propriedades em que todos os indicadores de produção serão tecnicamente acompanhados e avaliados.