Por unanimidade, o Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central manteve hoje, a taxa Selic em 11,25% ao ano sem viés (sem previsão de ajustes). Com isso, a taxa básica de juros da economia está no mesmo nível desde setembro do ano passado.
“Avaliando a conjuntura macroeconômica e as perspectivas para a inflação, o Copom decidiu, por unanimidade, manter a taxa Selic em 11,25% ao ano sem viés. O comitê acompanhará a evolução do cenário macroeconômico até a próxima reunião para definir os próximos passos na sua estratégia de política monetária”, informou o comunicado emitido pelo Banco Central.
A decisão confirmou as previsões das instituições financeiras. Na segunda-feira, o Boletim Focus, pesquisa com cem analistas de mercado sobre os principais indicadores econômicos, revelou que a estimativa do setor é que o Copom mantenha que a básica de juros ao longo de 2008. Elaborado pelo Banco Central, o Boletim Focus é divulgado semanalmente.
Essa foi a primeira reunião em 2008 do Copom, que volta a se reunir em 45 dias. A ata com o detalhamento do encontro deverá ser divulgada no dia 31.