O Sindicato dos Bancários de Rondonópolis e Região Sul de Mato Grosso promove nesta sexta-feira, na frente do Bradesco, a partir das 9h30, o lançamento da campanha salarial. A proposta é de reajuste salarial de 11%, participação nos lucros, benefícios para melhoria da saúde dos trabalhadores e mais condições de segurança nas agências. Durante o ato dos profissionais, será cortado um bolo em comemoração ao dia do bancário (28 de agosto). "As velinhas simbolizam o índice salarial pleiteado pela categoria. Vamos lançar a campanha salarial e, ao mesmo tempo, celebrar o Dia do Bancário com o corte de um bolo de seis quilos, além da distribuição de brindes", repassou o presidente do Sindicato dos Bancários, Sebastião Tavares.
Segundo Tavares, a campanha salarial acontece em todo o Brasil e as rodadas de negociações na capital paulista, entre os representantes dos bancos e Federação Nacional dos Bancos (Fenaban). Serão três reuniões agendas para os dias 1 e 2; 8 e 9 e 15 e 16 do mês de setembro.
Conforme informações do Secretário de Saúde Bancária, Almir Araújo, nos últimos dois anos o número de bancários que pediu afastamento das agências por apresentar transtornos mentais aumentou. "Este problema atinge o trabalhador por causa das metas abusivas de trabalho e a sobrecarga de atividades submetida ao funcionário. Hoje, os bancários de Rondonópolis e região são tidos como vendedores", enfatiza o sindicalista.