Dos 27 funcionários de carreira do Banco do Brasil de Nova Mutum, 8 aderiram ao movimento grevista, deflagrado pela categoria em Mato Grosso. A informação foi confirmada, ao Só Notícias, pelo gerente da unidade, Antônio Carlos Ribeiro.
Ele acrescentou que 19 funcionários de carreira continuam trabalhando, além dos que estão em cargos de coordenação "Parte do trabalho interno continua e os caixas eletrônicos também serão reabastecidos. Mas, como os caixas (funcionários) pararam eu não tenho como abrir as portas", reforçou.
"A nossa orientação é para que os clientes continuem realizando suas transações através dos caixas eletrônicos, ou pela internet. Os depósitos realizados nos caixas eletrônicos também estão sendo processados normalmente", disse. Ribeiro destacou que estão prejudicas apenas as transações realizadas na boca do caixa, a exemplo de recebimentos, pagamentos, transferências de valores mais elevados, compensação de cheques, entre outros.
A greve é a nível nacional e não há data prevista para o retorno aos trabalhos. Conforme Só Notícias já informou, já é o nono dia de greve dos bancários, envolvendo 158 agências e departamentos em todo Estado. Os bancários reivindicam melhores condições de trabalho, reajuste salarial de 12,8%, maior investimento em segurança, mais contratações para melhor atender a população, fim do assédio moral e das metas abusivas, além do fim das altas tarifas e juros bancários.
O Banco do Brasil é a principal agência bancária do município, sendo responsável por 93% dos empréstimos realizados. As demais agências, HSBC e Bradesco, continuam atendendo. A Sicredi, na condição de cooperativa, também trabalha normalmente.