O Comando Nacional dos Bancários e a Federação Nacional de Bancos (Fenaban) chegaram a um acordo, nesta 6ª feira, no segundo dia de negociações, na capital paulista, sobre reivindicações da categoria que está em greve há 18 dias. Um representante do sindicato em Mato Grosso (onde mais de 160 agências estão fechadas) participou das negociações. Segundo Lourenço Ferreira do Prado, presidente da Confederação Nacional dos Trabalhadores nas Empresas de Crédito (Contec), a Fenaban propôs um reajuste de 9% nos salários e na Participação nos Lucros e Resultados (PLR), além de aumento de 12% no piso da categoria.
Os bancários, que reivindicavam 12,8% de reajuste, aceitaram a proposta feita, na reunião, em um hotel. Com isso, obtiveram 1,2% de aumento real nos salários. Prado declarou que o Comando Nacional recomendará aos sindicatos de todo o país o retorno ao trabalho.
A proposta pelo fim da greve será votada, segundo ele, em assembleias que ocorrerão entre segunda e quarta-feira. “A maioria dos sindicatos deve fazer as assembleias na segunda-feira e a volta ao trabalho deve ocorrer na terça-feira”, declarou Prado.