Os diretores e associados do Sindusmad – Sindicato das Indústrias Madeireiras do Norte de Mato Grosso- vão se reunir na próxima terça-feira (14), às 17:30h, no sindicato, para definir o aumento salarial que vão propor para mais de 2 mil funcionários de indústrias madeireiras em Sinop e região. A negociação vem sendo feita, há cerca de dois meses, com o Siticom -Sindicato dos Trabalhadores na Indústria da Construção e do Mobiliário da Região-. Os madeireiros oferecem 5% e os trabalhadores querem 8% de reajuste.
O Sindusmad quer ouvir dos empresários se vai ser possível conceder mais de 5% ou se vai ser o percentual final proposto. São esperados para a assembleia, industriais madeireiros de toda a base territorial do Sindusmad, que compreende 30 municípios. O acordo que os dois sindicatos vão firmar vale para todas as indústrias do segmento na região.
No encontro geral desta terça, o segmento também discute o as mudanças que o setor madeireiro conseguiu com o governo no Fundo de Transporte e Habitação (Fethab) e que devem ser votadas nos próximos dias pela Assembleia Legislativa de Mato Grosso, pondo fim a dupla interpretação na cobrança do tributo, que passa a ser taxado somente uma vez na cadeia produtiva da madeira.