quinta-feira, 19/setembro/2024
PUBLICIDADE

Aumentam vendas no comércio de Mato Grosso

PUBLICIDADE

As vendas do comércio varejista de Mato Grosso tiveram alta de 20,1% nos primeiros 9 meses do ano em relação ao mesmo período de 2009. O desempenho positivo também foi observado na variação anual para o mês, que aponta um crescimento de 17,5% na variação do volume de vendas. Os dados da Pesquisa Mensal de Comércio (PMC) foram divulgados nesta sexta-feira (12) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

O vice-presidente da Federação do Comércio de Mato Grosso (Fecomércio-MT), Hermes Martins, pontua que o otimismo paira sobre o segmento desde o início do ano. Ele revela que as boas perspectivas também deverão ser mantidas no movimento do fim de ano. Para Martins, os indicadores mato-grossenses estão acima de outros Estados. A pesquisa do IBGE confirma que o crescimento no acumulado deste ano foi o quinto no Brasil, estando ainda acima da média nacional que foi de 11,4%.

Considerando somente a receita nominal das vendas feitas em Mato Grosso, o aumento foi de 19,9% nos primeiros 9 meses do ano e de 18,2% em setembro – nos dois casos comparando com o mesmo período de 2009. Em função do cenário atual, os lojistas estão motivados para quebrar recordes.

O gerente de uma loja de calçados, Luís Carlos de Arruda, diz que os aumentos observados até então, neste ano, chegam a 80%. "É neste período que os resultados poderão ser maiores que o esperado". Conforme ele, o consumidor está comprando em grandes quantidades. Ele também pontua que as vendas de fim de ano deverão sair da tão conhecida lembrancinha. "Os valores das compras também tiveram alta".

A gerente de uma loja de confecções, Eva Vilma Osório, também ressalta que o preço da compra final está maior que em outros períodos. De acordo com ela, entre agosto e setembro, o estabelecimento registrou aumento de 44% nas vendas. Além disso, Eva destaca, que na comparação com o ano passado a alta média é de 10%.

Ampliado – O levantamento do IBGE mostra ainda que as vendas no comércio varejista ampliado, que considera as atividades de veículos e materiais para construção, tiveram incremento de 18,3% na comparação entre janeiro a setembro deste ano e o mesmo intervalo do ano passado. Foi ainda observada uma alta de 19,1% na receita nominal deste segmento.

Nacional – Em setembro, o comércio varejista do país registrou, com relação ao mês anterior (com ajuste sazonal), crescimento de 0,4% para o volume de vendas e de 0,9% para a receita nominal. Nas demais comparações, obtidas das séries originais (sem ajuste), o varejo nacional registrou, em termos de volume de vendas, acréscimos da ordem de 11,8% sobre setembro do ano anterior e de 11,4% nos acumulados dos 9 primeiros meses do ano.

Para os mesmos indicadores, a receita nominal de vendas apresentou taxas de variação de 15,2%, 14,4% e de 13,7%.

 

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Mais de 30 vagas estão abertas em empresas de Colíder

Conforme relatório do Sistema Nacional de Empregos em Colíder...

Donos de 541 mil veículos em Mato Grosso não pagaram IPVA

A secretaria de Fazenda informou, hoje, que donos de...

Sorriso tem 111 vagas de emprego e salários de até R$ 9,6 mil

Empresas e indústrias de Sorriso estão com 111 vagas...
PUBLICIDADE