A crescente busca por veículos usados em plataformas de classificados na internet indica que o consumidor tem optado cada vez mais pela pesquisa online antes de adquirir o bem. Em 2016, a procura por carros usados na web apresentou crescimento de 13% em uma das principais plataformas de vendas de veículos do país, em compara- ção com o ano anterior. O balanço é da empresa Webmotors, que indica uma preferência pelos usados, já que as propostas por carros novos caíram 18% no mesmo período. Em Mato Grosso, a tendência é a mesma.
Segundo o empresário Éric Locatelli Martini, sócio proprietário da plataforma UsadoFácil, principal site de classificados de veículos em Mato Grosso, no começo deste ano o número de acessos aos anúncios do site cresceu cerca de 10% em relação ao fim de 2016. “O aumento neste começo de ano está superior ao do ano passado, de cerca de 5%”.
A plataforma criada há 15 anos vem registrando acessos crescentes de consumidores em busca de veículos usados, que representam cerca de 98% dos anúncios do site, segundo Martini. “Uma das principais concessionárias do Estado, por exemplo, anuncia todo o seu estoque no site. Hoje, cerca de 80% do mercado de usados passa pela plataforma”. Segundo ele, em 2016 o site obteve alta de 20% no número de anúncios.
“O mercado de carros usados está mais aquecido. O preço do carro zero km subiu muito nas montadoras, além da influência dos bancos, porque grande parte das pessoas compra veículos por meio de financiamentos e as taxas de juros e limites bancários não estão compensando para muitos. Hoje uma pessoa com veículo usado opta, muitas vezes, pela troca por outro usado com menos tempo de uso devido ao preço. Isso aumentou a oferta e a procura pelos usados”, expõe Martini
A internet facilitou muito a compra de veículos para o consumidor, que pode pesquisar preços antecipadamente, sem ter que comparecer a várias revendas. Com apenas um clique, o motorista sabe quais empresas têm o veículo que deseja, qual a diferença de preço e as condições do automóvel ou moto, com opção de contato do vendedor e endereço da loja. Informações mais facilitadas após a revolução da internet.
O casal Sádia Bosaipo, 32, e Cristnan da Silva, 26, por exemplo, optou pela compra de um usado após pesquisa prévia pela internet antes de comparecer à loja. “De início íamos comprar um carro novo, mas devido ao valor e às condições de pagamento optamos pelo usado. Fizemos a pesquisa pela internet e vimos os valores.
As condições para a compra do carro usado foram melhores, com um valor de entrada e de parcelas menores, além de 1 ano a menos para quitar o veículo, e ainda teremos a garantia de fábrica”, diz Sádia.
Assim como a internet amplia as condições para o consumidor, também facilita para as empresas, que têm à mão mais um meio de publicidade com resultados comprovados. Edivaldo Junior, gerente de uma loja de veículos usados em Várzea Grande, atesta que a rede é atualmente a principal ferramenta de divulgação da empresa. “Hoje a internet é o canal que mais dá resultado. Usamos a divulgação por meio dos classificados, whatsapp e aplicativos e de 60% a 70% das vendas têm origem da internet e o restante é por recomendação de clientes que já compraram na loja. Hoje não dá mais para viver sem a internet”, informa, complementando que todos os carros disponíveis na loja são anunciados na rede.