Amanhã estará sendo realizada, em Lucas do Rio Verde, uma audiência com todos os produtores rurais da região. Na ocasião, será empossada a diretoria do núcleo de representantes da Aprosoja. Com apoio do Sindicato Rural de Lucas do Rio Verde, os produtores também vão discutir ações de ordem jurídica, para mobilizar a sociedade sobre a crise enfrentada pelo setor.
De acordo com o presidente do sindicato, Helmute Lawisch, é preciso que se busquem medidas para resolver o caos que se formou no setor agrícola. “Já temos um levantamento completo da situação e serão apresentados os dados e buscado uma forma de pressionar o governo, porque esse custo de produção tem que baixar”, ressaltou ele.
Ronaldo Cesário, representante da Aprosoja, destacou que o principal assunto da pauta será o endividamento que está inviabilizando o setor agrícola. A proposta apresentada pelo Banco do Brasil para o refinanciamento das dívidas, segundo ele, é esdrúxula. “O produtor não tem como pagar os 20% na entrada e ainda arcar com juros de 15 a 20%. Isso é como retardar um suicídio. Já houve essa rolagem de dívidas no ano passado e o problema é que o bolo de dívidas do agrícultor ficou bem maior”, contestou.
Ele ressaltou ainda que é preciso “organizar ações para combater essa política que é totalmente adversa a quem produz. Vamos partir para estratégias de ação, não podemos mais ficar parados”. Além do endividamento, o encontro discutirá falência da agricultura na região de fronteira, política de comercialização da soja e milho, estratégias e posicionamento dos produtores ante a política agrícola atual, entre outros.
A audiência será a partir das 08:00h, na Câmara Municipal.