O prazo de validade das extintas Autorizações para Transportes de Produtos Florestais (ATPF’s) termina no dia 31 de março. Este prazo também inclui o trânsito da carga, já que a descarga da madeira também deve acontecer dentro desse período. As cargas que saírem de Mato Grosso no dia 30 e chegarem em seu destino final somente no dia 1º de abril, não terão mais validade em suas autorizações.
Segundo a regional do Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e Recursos Renováveis (Ibama) de Sinop, 425 indústrias madeireiras de Sinop e região aguardam a transferência dos cadastros para a Secretaria Estadual de Meio Ambiente (Sema), a maioria delas ainda não fez a prestação de contas das ATPF’s emitidas antes da transferência da gestão ambiental para a Sema, em janeiro.
O gerente da regional José Geraldo Araújo disse, ao Só Notícias, que não é possível precisar quantas autorizações estão circulando na região. Ele alerta que as empresas só terão cadastros transferidos para a Sema após a prestação de contas das autorizações emitidas.
A partir de agora a Sema passa a emitir as Guias Florestais (GI), que substituem as ATPF’s.