A Empaer – Empresa de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural de Mato Grosso – vai implantar novas culturas junto aos assentados da Gleba Mercedes, em Sinop, entre elas a do pinhão manso, utilizado na fabricação do biodiesel.
A Empaer vem desenvolvendo um curso sobre ervas medicinais com cerca de 40 assentados daquela área e depois da conclusão do curso vai distribuir mais de 2 mil mudas de plantas aos alunos, mas segundo o agrônomo e especialista em ervas medicinais Décio Miashima, também serão fornecidas mudas de algumas culturas ainda inexistentes na região e que tem grande potencial de comercialização e exportação.
Além do pinhão manso, também serão fornecidas mudas de muringa, que tem grande valor nutricional e é rica em vitamina C, o Cubiu, uma espécie de tomate, e também a zeduaria, que além de auxiliar o sistema digestivo e coronário é muito consumida no Japão e tem um mercado de exportação muito grande, segundo Décio.
Serão implantados seis viveiros, na comunidade da Gleba Mercedes( 80 km de Sinop), de plantas medicinais e também as novas culturas trazidas pela Empaer. O objetivo destas ações segundo a coordenadora da Empaer em Sinop, Selma Prado, é propagar esses conhecimentos e ao mesmo tempo gerar uma forma de renda a estas pessoas.