A arrecadação de impostos e contribuições federais somou em janeiro R$ 61,4 bilhões . O resultado representa uma queda de 7,26% sobre o mesmo período do ano passado, já corrigido pelo Índice de Preço de Consumidor Amplo (IPCA). A queda nominal ficou em 1,84% na mesma comparação. Em relação a dezembro de 2008, a queda foi de 7,67%.
Entre os fatores que influenciaram a queda da arrecadação, segundo a Receita Federal, está a forte antecipação de recolhimento em janeiro de 2008 da declaração de ajuste do Imposto de Renda das Pessoas Jurídicas e da Contribuição Social sobre o Líquido Líquido e que reflete os lucros obtidos em 2007.
Outro fator foi a queda da produção industrial de dezembro passado em relação a dezembro de 2007, dado baseado na Pesquisa Indústria Mensal – Produção Física do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Além disso, o recuo na arrecadação de impostos e contribuições federais foi influenciado pela alteração da tabela de incidência do IPI sobre automóveis no período janeiro a março de 2009 . A criação de “mecanismos que permitiram que a nova tabela fosse aplicada ao veículos já estocados nas revendedoras – medida adotada para estimular a economia diante da crise econômica – também contribuiu para esse resultado.