A administração de Nova Mutum vai priorizar a regulamentação do distrito industrial Sul. O secretário municipal de Indústria, Comércio e Turismo, Valdomir Ottonelli, disse que o edital para regulamentação já foi publicado. O projeto de regulamentação do industrial Norte está em análise.
“Com essa regulamentação, alguns terrenos de empresas que não cumpriram com o projeto, não estão de acordo com a legislação, terão que se adequar ou os terrenos serão retomados pelo município”, explicou o secretário. Ele ressaltou ao Só Notícias que a maioria das empresas está instalada de forma regular, ou seja, cumprem as normas.
A idéia, segundo Otonelli, após essa regularização, é fazer um trabalho de urbanização nos distritos industriais, adequando-os e dotando de infra-estrutura em todas as ruas. Das cerca de 900 empresas regularmente instaladas no municípios, as que estão nos distritos industriais são de prestação de serviços e processamento de cereais, em sua maioria.
Segundo dados apresentados pela Secretaria de Indústria, Comércio e Turismo e Departamento Municipal de Tributação, o setor de Indústria e Comércio assumiu a liderança na arrecadação de ICMS – Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços nos últimos três anos.
A agropecuária, que até 2003 aprecia com maior contribuição (48,05%), perdeu espaço em 2004 (38,92%). Já o setor de Indústria e Comércio, que no primeiro ano aparecia com 38,38%, pulou para 45,41% no ano seguinte. O levantamento mostra também o crescimento da participação do segmento prestação de serviços no VA (valor adicionado), de 13,45% para 15,72%.
“Nova Mutum está transformando sua matéria prima antes de colocá-la no mercado. As cadeias produtivas de suínos e frangos são os principais responsáveis por essa inversão”, explicou o secretário.