PUBLICIDADE

Arco de Fogo: fiscalização deve ser parcial em algumas madeireiras

PUBLICIDADE

Fiscais do Instituto Brasileiro de Meio Ambiente (Ibama) devem passar por todas as indústrias madeireiras de Sinop, durante a operação Arco de Fogo. Desde a semana passada, quando foi deflagrada, quatro empresas foram vistoriadas. Só Notícias apurou que algumas passarão por vistoria completa nos estoques, outras haverá inspeção parcial em documentos (há dois meses que outra fiscalização – Rastro Verde- está sendo feita também pelo Ibama).

O objetivo do órgão é apurar a origem da madeira, já que alguns municípios da região foram apontados pelo Inpe como maiores devastadores da Amazônia. O trabalho conta com apoio da Polícia Federal e Força Nacional e não tem data para terminar.

Esta semana, uma nova equipe deve chegar na região para dar início às vistorias nos polígonos de desmatamento, apontados pelo Inpe. São vários focos na região. Porém, um levantamento feito pela Secretaria do Estado de Meio Ambiente (Sema) apontou que apenas 10% desses são de áreas abertas recentemente.

O Estado vem contestando os números divulgados pelo Ministério do Meio Ambiente desde janeiro, porém, as alegações não foram aceitas e os municípios poderão recorrer judicialmente, com os novos dados em mãos.

O setor de base florestal também reagiu a forma de atuação da Arco de Fogo, que inicialmente seria nos municípios apontados entre os maiores desmatadores, e gerou duras críticas pelo fato de, novamente, fiscais do Ibama entrarem nas indústrias escoltados por policiais federais e agentes da Força Nacional armados com metralhadoras.

(Atualizada às 09:31hs)

Leia mais
Nortão: setor madeireiro aponta ilegalidades e quer suspender Arco de Fogo

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Supermercados Machado inaugura sua primeira loja em Sorriso

Sorriso ganhou, nesta terça-feira, (10) um novo marco...

Campanha Sonho de Natal sorteará carro, motos e mais prêmios em Sinop

A Campanha Sonho de Natal da CDL sorteará vários...

Indústrias de Sorriso acumulam mais de R$ 16 bilhões em negócios no exterior

As indústrias sediadas na capital do agronegócio embarcaram 11,7%...
PUBLICIDADE