sexta-feira, 20/setembro/2024
PUBLICIDADE

Aprovado zoneamento para plantio do coqueiro em Mato Grosso

PUBLICIDADE

O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento aprovou o zoneamento agrícola de risco climático para o cultivo do coqueiro em Mato Grosso, que deve ser feito de maneira irrigado em todos os municípios, já que segundo a portaria, o Estado apresenta limitações hídricas para o cultivo do coqueiro em regime de sequeiro com baixo risco climático.

O zoneamento, cujo objetivo é identificar os municípios aptos e os períodos de plantio com menor risco climático, aponta o ano inteiro como período propício para o cultivo do coco. Em Mato Grosso, a área cultivada da cultura é de 2.198 hectares, já no Brasil, somam aproximadamente 285 mil hectares, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Conforme o zoneamento, a cultura do coco, para seu bom desenvolvimento, necessita de condições climáticas adequadas, tanto em termos hídricos como térmicos. A necessidade hídrica do coqueiro depende de vários fatores edafoclimáticos, bem como da idade da planta e da área foliar. A variedade coqueiro gigante apresenta, em relação à variedade anã, baixa taxa de transpiração e maior resistência à deficiência hídrica.

Além de Mato Grosso, o zoneamento foi aprovado ainda para outros Estados como Acre, Rondônia, Maranhão e Mato Grosso do Sul, São Paulo e outros.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Procon aplica mais de R$ 16 milhões de multas em 57 processos em MT

A Turma Recursal da secretaria Adjunta de Defesa do...

Mais de 30 vagas estão abertas em empresas de Colíder

Conforme relatório do Sistema Nacional de Empregos em Colíder...

Donos de 541 mil veículos em Mato Grosso não pagaram IPVA

A secretaria de Fazenda informou, hoje, que donos de...
PUBLICIDADE