Os 21 recenseadores do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE) já visitaram 3.821 domicílios onde residem 13.522 moradores em Nova Mutum, no censo populacional, feito de casa em casa, desde o início do mês. Até agora, foram 67 setores pesquisados, sendo 56 urbanos e 11 na área rural.
O coordenador técnico do IBGE, Valdemir José Miranda Fonseca, explicou hoje, para lideranças locais, que há alguns "obstáculos" enfrentados pelas equipes. "Infelizmente, existe pessoas que ainda tem preconceito. A cultura é o principal problema enfrentado pelos recenseadores", avalia. Os dados coletados possivelmente serão cruzados com informações dos Postos de Saúde da Família (PSF"s), para causar ainda mais precisando nos dados colhidos. "Lembrando que o censo é importante para investimentos no município, assim como a projeção de recursos captados para o local", comenta.
O prefeito Lírio Lautenschlager disse que "a administração municipal auxiliará no que for possível o IBGE para que o censo seja concluída antes mesmo do prazo estipulado (final de outurbo)", disse. Todo o trabalho do IBGE deverá ser concluído, com a divulgação do relatório impresso pela instituição até o final do ano.
A apresentação da primeira parcial do censo foi acompanhada também pelo vice-prefeito Sadi Ribeiro Ramos, secretários e vereadores, informa a assessoria.
O presidente do IBGE, Eduardo Pereira Nunes, deve visitar, mês que vem, alguns municípios matogrossenses que têm bom crescimento como Nova Mutum, Lucas do Rio Verde, Sinop e Sorriso.