O ministro da Previdência Social, Luiz Marinho, informou hoje (7) que reajustará em 5% os beneficios do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). O valor máximo do beneficio e das contribuições passa de R$ 2.894,48 para R$ 3.038,99. O reajuste, decidido pelo Ministério da Fazenda, foi autorizado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
Em nota o divulgada pelo Ministério da Previdência Social, o ministro afirma que a Dataprev já está preparando a folha de pagamento do beneficio deste mês, com o aumento.
A nota informa ainda que o governo antecipou a decisão para ter tempo de rodar a folha com os novos valores, e que posteriormente poderão ser feitos eventuais reajustes, caso o índice da inflação seja diferente do que serviu de referência para o reajuste.
Segundo ministério, a portaria com os novos valores será publicada no Diário Oficial da União de segunda-feira (10), estabelecendo também os novos valores da tabela de contribuição ao INSS e corrigindo diversos beneficios pagos pela Previdência Social, como pensões especiais, salario-família e auxilio-reclusão.