PUBLICIDADE

Mesmo com queda nas vendas Sorriso volta a ser maior exportador de Mato Grosso

PUBLICIDADE
Só Notícias/Marco Stamm (foto: arquivo/assessoria)

Mesmo com uma redução de 14,7% nas vendas externas entre janeiro e julho de 2020 na comparação com o mesmo período de 2019, Sorriso conseguiu recuperar o posto de maior exportador de Mato Grosso, que até o fim do primeiro semestre tinha perdido para Rondonópolis. Dados do Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços (MDIC) mostram que nos sete primeiros meses deste ano, as exportações do município norte-mato-grossense atingiram U$ 1,087 bilhão contra U$ 1,071 bilhão de Rondonópolis.

A diferença é pequena. As vendas de Sorriso representam 10,4% de tudo que é vendido em Mato Grosso e a de Rondonópolis chegam a 10,2%. A grande vantagem de Sorriso se reflete na balança comercial. Como a importação é menor, o município do nortão tem saldo de U$ 916 milhões ante U$ 622 dos produtores do sul de Mato Grosso.

A tendência é de que a diferença aumente até o final do ano, com Sorriso se mantendo na dianteira, como acontece historicamente. Em 2019, a diferença de exportação entre as duas cidades foi superior a U$ 300 milhões, com Sorriso absorvendo 11,8% das vendas externas de Mato Grosso contra 9,9% de Rondonópolis.

O comércio de Sorriso com a China continua em baixa de 40% em relação ao período passado, mas as perdas são compensadas com o aumento das vendas em 230% para a Turquia, em 22% para o México, em 23% para a Espanha e em 4,5% para a Alemanha. Parceiros menores também aumentaram as vendas.

Rondonópolis, apesar de ter aumentado as vendas para China, Tailândia, Indonésia e Vietnã, ainda não tem tanto mercado na Europa. Apesar do aumento percentual de 18% no total das vendas, os valores em dólares já não superam as vendas de Sorriso.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Mato Grosso tem mais de 500 captações de córneas em um ano

O Estado de Mato Grosso, por meio da secretaria...

Mato Grosso segue com 2ª menor taxa de desemprego do país, aponta IBGE

Em mais um trimestre, Mato Grosso segue com uma...

Padrasto que abusou de criança é preso em Sinop e diz que “via prazer no rosto da vítima”

Policiais da Delegacia Especializada de Defesa da Mulher, Criança...
PUBLICIDADE