Os consumidores de energia elétrica de Mato Grosso terão o sistema reforçado por meio da construção de duas linhas de transmissão. Os empreendimentos compõem o lote D do leilão a ser promovido pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), na sexta-feira. O evento acontece às 10h nas dependências da Bolsa de Valores do Rio de Janeiro.
As linhas passarão pelos municípios de Acorizal, Cuiabá, Diamantino, Nobres, Nova Mutum, Rosário Oeste e Várzea Grande. As novas instalações aumentarão a possibilidade de transmitir a energia excedente gerada no estado, além de reforçar o atendimento à região metropolitana de Cuiabá. A construção deverá ser concluída em 20 meses, a partir da assinatura dos contratos, e deverá gerar cerca de 400 empregos diretos. Os investimentos para este lote estão estimados em 74 milhões de reais.
A inscrição e o depósito da garantia para os interessados em participar da licitação serão realizados nos dias 23 a 25 de novembro. Pelas regras do leilão, serão declarados vencedores quem oferecer a menor Receita Anual Permitida para prestação do serviço de transmissão. Quanto maior o deságio, menor o impacto na tarifa paga pelo consumidor final.
A licitação realizada pela Aneel contempla a concessão de 11 novas linhas de transmissão e oito subestações divididas em oito lotes que passarão pelos estados do Amazonas, Bahia, Ceará, Espírito Santo, Goiás, Maranhão, Mato Grosso e Minas Gerais.
As linhas representam o acréscimo de 1.079 quilômetros à Rede Básica com o objetivo de reforçar a transmissão do Sistema Interligado Nacional. Os investimentos totais são estimados em R$ 1 bilhão e 300 milhões de reais e possibilitarão a geração de aproximadamente 6 mil e 800 empregos diretos. Para mais informações acesse o edital na página da Agência.