A Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) inicia nesta semana o envio dos equipamentos que farão a medição da qualidade da banda larga fixa no Brasil. Com os resultados colhidos nas medições, a agência reunirá informações para adoção de medidas que permitam a melhoria do serviço.
Os primeiros a receberem o “Whitebox” serão os usuários do Rio de Janeiro, de São Paulo e de Minas Gerais. Os três estados reúnem o maior número de inscritos no programa, que já realizaram o teste de velocidade (speed test) de suas conexões.
Internet
O plano amostral elaborado pela Anatel distribui voluntários por Unidade da Federação, por prestadora e por faixa de velocidade contratada, de modo a verificar a qualidade do serviço prestado aos diferentes perfis de usuário. Em todo o País, serão selecionadas 12 mil pessoas. Para atingir esse número, estima-se que seja necessária uma base de dados com cerca de 120 mil cadastros.
Veja como funciona a participação no programa:
Para receber o Whitebox o interessado deve fazer a inscrição no portal www.brasilbandalarga.com.br. Não há data limite para a inscrição.
Após o cadastro o usuário irá receber um e-mail da EAQ (Entidade Aferidora da Qualidade) e deverá realizar o speed test a partir de um computador ligado à internet pela conexão informada na inscrição.
Os usuários que fizerem o speed test estarão aptos a participarem do sorteio para a escolha dos voluntários que receberão o Whitebox. Caso seja sorteado o voluntário receberá um e-mail da EAQ e deverá aceitar os termos de condições do projeto.