Durante o carnaval, a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) colocará à disposição dos passageiros 260 servidores nos 10 principais aeroportos do país. Esses funcionários deverão apoiar os usuários de transporte aéreo, detectando e resolvendo eventuais problemas que possam atrasar ou impedir o embarque durante o feriado prolongado.
Em um mês, esta é a terceira operação da agência para corrigir possíveis falhas na aviação comercial. As duas primeiras focadas nos serviços prestados pelas empresas, e esta no apoio aos usuários.
A operação Carnaval 2008 será dividida em duas etapas. Entre os dias 31 de janeiro e 2 de fevereiro, além de diretores da agência, fiscais e servidores que estão recebendo treinamento específico irão atuar nos aeroportos paulistas de Congonhas e Guarulhos, do Galeão (RJ), de Brasília (DF) e de Porto Alegre (RS). A escolha se deve ao fato de que esses locais concentram cerca de 80% do tráfego aéreo do país.
Já na segunda etapa da operação, que acontecerá entre os dias 6 e 10 de fevereiro, quando os usuários retornam das cidades que recebem turistas durante o carnaval, a operação envolverá os aeroportos do Galeão, no Rio de Janeiro, Congonhas e Guarulhos, em São Paulo, além dos de Brasília (DF), Salvador (BA), Recife (PE), Florianópolis (SC), Natal (RN), Fortaleza (CE) e Porto Alegre (RS).
A Anac promete concentrar os esforços nas áreas de check-in das companhias aéreas. Identificados por coletes azuis da agência, as equipes de servidores irão se revezar em turnos para solucionar eventuais problemas, principalmente, os casos de grandes atrasos e cancelamentos de vôos. Na nota em que explica o funcionamento da Operação Carnaval, a agência garante que os servidores irão atuar para que nenhum usuário deixe de embarcar.
Funcionários da agência também vão trabalhar no Centro de Gerenciamento de Navegação Aérea (CGNA) da Aeronáutica, órgão responsável pelo controle do espaço aéreo.
A Anac ainda promete manter seus servidores nos centros de operação das quatro maiores empresas áereas (TAM, Gol, Varig e OceanAir). Os fiscais deverão acompanhar a situação da malha aérea de cada empresa e terão acesso rápido às informações de todos os vôos, o que irá facilitar a comunicação e agilizar a tomada de decisões da Anac.
A Operação Carnaval foi divulgada hoje, uma semana depois de a Anac ter anunciado que iria intensificar a fiscalização das empresas aéreas para detectar e corrigir as falhas que vêm ocasionando atrasos nos vôos domésticos. Na ocasião, ao explicar por meio de nota os objetivos da Operação Hora Certa, a agência afirmou querer reduzir “significativamente”, até julho, os atrasos de mais de 1 hora nos vôos domésticos para, em seguida, atuar sobre os atrasos acima de 30 minutos.
Segundo a assessoria de imprensa da Anac, a operação Hora Certa foi iniciada logo em seguida ao anúncio, mas a data não foi divulgada para garantir o sigilo às visitas dos fiscais às companhias. A Operação Carnaval 2008 não afetará a Hora Certa, que será mantida até a redução “significativa” dos atrasos.
A agência também realizou, entre os dias 20 de dezembro e 7 de janeiro, a operação Anac nos Aeroportos, reforçando o trabalho de fiscalização em Congonhas, Guarulhos, Galeão, Santos Dumont e Brasília. Na ocasião, 130 profissionais, além dos que já atuavam regularmente nos locais, monitoraram ocorrências como overbooking (venda de passagens além da capacidade do vôo), atrasos e cancelamentos de vôos e o atendimento aos passageiros no check-in.
De acordo com a agência, no período de Natal e Ano Novo, cerca de 70% dos problemas ocorridos no embarque estavam ligados à identificação do passageiro. Por esta razão, a Anac reforçou a divulgação sobre a documentação necessária para o embarque, além de anunciar a intenção de aumentar a integração com a Polícia Federal e com o Juizado da Infância e Juventude.