A previsão é que até o início do mês de fevereiro de 2012 os 26 novos leitos que estão sendo construídos no Hospital São Lucas estejam concluídos e entregues a população. Segundo o engenheiro Tober Antônio Pavan, responsável pela construção, esta semana a obra entrou na fase de concretagem da laje. A ampliação é de aproximadamente 316 metros quadrados.
A obra, orçada em R$ 500 mil, é resultado do empenho do poder público em viabilizar recursos junto a iniciativa privada. A doação foi feita pela unidade de produção da BR Foods, que firmou parceria com a administração visando melhorar a qualidade de vida da comunidade local.
O prefeito de Lucas do Rio Verde, Marino Franz, expôs que, após a entrega da ampliação, começa o novo trabalho de viabilização de recursos nos governos estadual e federal e iniciativa privada visando ampliar o centro cirúrgico e maternidade.
A presidente da Fundação São Lucas de Saúde, entidade mantenedora do hospital, Marli da Luz ressalta que em média, a entidade atende a mais de 7 mil pessoas por mês, sendo que aproximadamente 60% dos atendimentos são gratuitos.
Segundo ela, as obras de ampliação do hospital são essenciais para melhorar o atendimento a população. No caso, do centro cirúrgico, além da construção de mais duas salas, as três já existentes e a Central de Materiais Esterilizáveis também serão revitalizadas, inclusive com aquisição de novos equipamentos.
Em relação a maternidade, uma das principais demandas do hospital, Marli explica que estão sendo realizados estudos na estrutura física do prédio. A intenção é direcionar uma área maior para o setor e garantir mais conforto e qualidade no atendimento as gestantes.
(Atualizada às 14:28h)