PUBLICIDADE

Sinop: alto índice de alvarás impulsiona geração de empregos e presidente cobra valorização

PUBLICIDADE
Só Notícias/David Murba (foto: Só Notícias/Guilherme Araújo)

As 277 autorizações de alvarás para obras, em abril, o que representa o maior índice da média histórica desde o ano de 2001 refletiram nas vagas de empregos na construção civil e criou 95 a mais, para trabalhos de infraestrutura, construção de edifícios, casas, demolição entre outras, segundo dados divulgados pelo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged).

O número também é 326% maior, em relação ao mês de abril do ano passado, em que a emissão ficou prejudicada devido à situação da pandemia do Coronavírus. Foram emitidas em abril do ano passado 65 autorizações e com isso 313 novos trabalhadores foram contratados. Demitidos foram 281.

Com resultados positivos, o presidente Sindicato dos Trabalhadores na Indústria da Construção e Mobiliário (Siticom), Vilmar Mendes Galvão, cobrou mais valorização dos profissionais. “Com todo o crescimento da economia, na área da construção civil, que não parou nem com a pandemia, só cresceu, os números estão mostrando, nós trabalhadores precisamos também receber algo em troca. A economia está boa, o cenário da construção sempre foi positivo para Sinop, porém, é diferente para os trabalhadores”.

Galvão emendou ainda que “trabalho para benefícios para a classe, no momento, com todo esse crescimento que houve, apenas 2,05% foi dado de aumento ano passado para os trabalhadores. É bom para a economia, para o município, mas os trabalhadores não podem ficar somente ouvindo notícias altamente positiva ao capital e a eles apenas pão e água. O que ganha não é a realidade do que se aponta”.

O número também repercutiu e garantiu novo recorde dos últimos 20 anos, quando somado o primeiro quadrimestre. Nos primeiros quatro meses de 2021, foram emitidos 865 alvarás, enquanto em 2020, por exemplo, foram 498 no quadrimestre.

A metragem total de áreas autorizadas para construção em abril, ficou em 44.515,66 m², superando março, que acumulou 37.116,05 m².

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Mato Grosso segue com 2ª menor taxa de desemprego do país, aponta IBGE

Em mais um trimestre, Mato Grosso segue com uma...

Black Friday em Mato Grosso deve movimentar mais de R$ 500 milhões, aponta Fecomércio

Mato-grossenses devem gastar mais durante a Black Friday, conforme...

Sinop: sobe preço da carne, arroz, tomate, café e preço médio da cesta básica vai a R$ 854

O Centro de Informações Socioeconômicas (CISE) da Unemat, em...

Empresas de Nova Mutum ofertam quase 200 vagas de empregos

Diversas empresas e indústrias, entre as mais de 8...
PUBLICIDADE