O número de pessoas querendo comprar à prazo aumentou, em janeiro, em relação ao mesmo período do ano passado. De acordo com o levantamento da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), foram feitas pelas empresas 13,1 mil consultas ao SPC para saber se os clientes estão com nomes limpos ou têm restrições no crédito. O crescimento é de 6,71% já que em 2011 foram 12,3 mil.
Também cresceu 21,9% a quantidade de pessas que quitou dívidas, se comparado o primeiro mês de 2011. Este ano 1,4 mil clientes saíram da lista negra do crédito, ante 1,1 mil. Quanto ao número de inadimplentes, o levantamento apontou uma queda de 23,18% passando de 2,2 mil no ano passado para 1,7 mil este ano.
O gerente da CDL, Eliseu Pelisson, disse, ao Só Notícias, que a estimativa de crescimento da economia é de 14% e, com as obras para construir a Usina Hidrelétrica Teles Pires, o movimento no comércio está aumentando porque mais pessoas estão chegando na cidade “A construção da UHE Teles Pires está começando a movimentar o nosso comercio local. Nossa pesquisa realizada no mês de janeiro aponta projeção de crescimento de 14% para 2012 e isso pode ser comprovado com o movimento e pelo quadro de estatística do SPC”, disse.
Ele apontou também que um fator importante na solidificação de economia local e da região será a aprovação do Código Florestal. “Estamos otimistas com a aprovação do Codigo Florestal Nacional que irá valorizar o setor produtivo agropecuário”, opinou.
Eliseu finalizou dizendo que os números indicam que a economia vem crescendo nos últimos quatro anos e que os lojistas estão atentos com a liberação de credito, entendendo que os cadastros de seus clientes tem que ser o mais seguro possível. “Nosso sistema do SPC é uma das ferramentas de apoio aos lojistas, e os registros de seus devedores é um ótimo mecanismo para a recuperação de credito”, concluiu.
A CDL tem atualmente 400 filiados.