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Alta Floresta: Procon informatiza atendimento e agiliza solução de processos

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Desde o último dia 25, o órgão de defesa do consumidor está integrado ao Sistema Nacional de Defesa do Consumidor (SINDEC), do Ministério da Justiça. Com a nova ferramenta, explica o coordenador Valdeci do Nascimento, os consumidores poderão acompanhar o andamento dos processos via internet, dando mais agilidade e reduzindo custos.

As reclamações registradas na unidade poderão ser consultadas em qualquer terminal, por meio de uma senha. “Assim como a empresa que de posse de uma senha fornecida pelo órgão também poderá acompanhar o processo de onde estiver”, detalhou, ao Só Notícias. “As empresas ficarão cadastradas no sistema, o que facilita a busca dos dados. Com isso, ganha-se tempo no registro de uma reclamação. Não precisamos mais ficar consultando livros ou outro meio para gerar um relatório, o sistema fará isso em tempo real”, acrescenta.

No primeiro semestre, foram recebidas 479 denúncias que resultaram em processos, sendo necessárias audiências para as partes cumprirem acordos. O serviço de telefonia liderou as reclamações e o segundo maior volume de reclamações foi das agências bancárias.

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