sexta-feira, 20/setembro/2024
PUBLICIDADE

Alta Floresta: pesquisa apontará saúde e estilo de vida de moradores

PUBLICIDADE

A qualidade de vida dos trabalhadores influencia a produtividade e a competitividade de uma empresa. Colaboradores que desenvolvem hábitos saudáveis e reconhecem a importância de se cuidar, adotam um estilo de vida que contribui para a redução de acidentes e de índices de absenteísmo. Para facilitar o acesso a informações e atividades que estimulem esse conceito entre os trabalhadores, o Serviço Social da Indústria (Sesi-MT) desenvolve o Diagnóstico de Saúde e Estilo de Vida (DSEV) em todo o segmento industrial.

Na região de Alta Floresta, sete indústrias do setor madeireiro e moveleiro receberam a ação no mês de fevereiro. Gratuitamente, cerca de 200 trabalhadores passaram por aferição de pressão, peso, altura, índice de massa corporal, inspeção odontológica e aplicação de um questionário socioeconômico. O resultado das entrevistas, realizadas por um profissional de saúde, monitoraram o risco de desenvolvimento de doenças crônicas, como estresse, e poderão ajudar na ampliação de programas internos voltados para a promoção da saúde e a qualidade de vida dos trabalhadores.

De acordo com a gerente da unidade Sesi em Sinop, Mayara Rodrigues, este monitoramento da saúde do trabalhador da indústria é um banco de dados que identifica grupos de risco, esclarece os principais pontos de cuidado e pode salvar vidas. “Esse modelo diferenciado de atenção a saúde facilita uma gestão socialmente responsável da indústria. O Sesi-MT, com o apoio dos sindicatos do setor, tem a meta de atender na região Norte cerca de 3 mil trabalhadores ainda este ano e continuar propagando a importância de atitudes preventivas como essa”, reforça a gerente.

Somente em 2011, o Sesi-MT atendeu por meio do Diagnóstico de Saúde e Estilo de Vida (DSEV) 56 indústrias e 5.675 trabalhadores no Estado. Em Alta Floresta, o programa foi aplicado na Madetorres, ABN Madeiras, Ferronato Madeiras, Madetrevo, Madeireira Ragiotto, Madeireira Santa Inês e Imabel Madeiras. Apoiaram as atividades o Sindicato das Indústrias de Móveis do Norte de MT (Simonorte) e o Sindicato dos Madeireiros do Extremo Norte de MT (Simenorte).

 

 

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Procon aplica mais de R$ 16 milhões de multas em 57 processos em MT

A Turma Recursal da secretaria Adjunta de Defesa do...

Mais de 30 vagas estão abertas em empresas de Colíder

Conforme relatório do Sistema Nacional de Empregos em Colíder...

Donos de 541 mil veículos em Mato Grosso não pagaram IPVA

A secretaria de Fazenda informou, hoje, que donos de...
PUBLICIDADE