A Coordenadoria de Defesa do Consumidor (Procon) de Alta Floresta aplicou aproximadamente R$ 800 mil em multas em 154 empresas, de diferentes segmentos, que foram acionadas por clientes devido a problemas produtos nos produtos ou serviços vendidos.
De acordo com o levantamento elaborado pelo diretor da unidade, Valdeci do Nascimento, entre janeiro a dezembro do ano passado, 1.350 atendimentos aos consumidores (entre pessoas físicas e jurídicas) foram feitos. Destes, 498 tiveram solução imediata, ainda no balcão da coordenadoria. Outros 852 acabaram em reclamações formalizadas (quando há o registro do processo).
Foram 492 situações resolvidas preliminarmente pelo fornecedor, sem necessidade de audiência no órgão, já outros 270 casos não tiveram a mesmo desfecho e houve a abertura de processos. Pelo menos 231 empresas não chegaram a um acordo com os consumidores nas audiências e, destas, 154 acabaram multadas.
Os altaflorestenses que não tiveram suas situações resolvidas pela unidade foram orientados a procurar o Poder Judiciário. Entre as principais reclamações da população estão com distribuidora de água e esgoto, energia elétrica, fabricantes de aparelhos celulares, operadoras de telefonia móvel, lojas de móveis e eletrodomésticos e, também, bancos.
No Estado, conforme Só Notícias informou, os problemas relacionados com a prestação do serviço de energia elétrica lideraram o ranking de reclamações ano passado, principalmente com as cobranças indevidas nas faturas, tendo valores superiores a média de consumo no imóvel. Serviços de telefonia móvel e os casos envolvendo instituições financeiras também aparecem entre os primeiros.