Empresários do setor madeireiro filiados ao Sindicato dos Madeireiro do Extremo Norte devem eleger, em 12 dezembro, a nova diretoria para o biênio 2009/10. As articulações já iniciaram. Interessados em concorrer no pleito podem formar chapas, no entanto, é possível que uma única e em consenso seja composta. De acordo com o presidente Lindomar Dela Justina, este é um procedimento tradicional. Ele não descarta concorrer a novo mandato, mas diz que é preciso amadurecer a idéia. “Vamos conversar”, limitou-se a adiantar, falando ao Só Notícias. Há dois anos o empresário ocupa a presidência da entidade, cuja atuação abrange Alta Floresta, Carlinda, Paranaíta, Nova Monte Verde, Apiacás e Nova Bandeirantes.
Na quarta-feira, empresários devem se reunir para deliberar sobre o assunto e ainda no mesmo dia pode ser montada a chapa. O Simenorte com pelo menos 28 associados, conforme indica o portal oficial, número este que a nova gestão tentará expandir.
O sindicato foi fundado em Alta Floresta em 31 de outubro de 1997 e obedece a uma hierarquia organizacional. Está filiado à Federação das Indústrias de Mato Grosso, que por sua vez está vinculada à CNI – Confederação Nacional da Indústria.
No campo de atuação, o Simenorte desenvolve o projeto de reflorestamento em pequenas propriedades “Refloreste” onde sua meta principal é uma cobertura verde em toda a região desde Carlinda a Apiacás.