O empresário Lindomar Elias de La Justina é o novo presidente do Sindicato das Indústrias Madeireiras do Extremo Norte de Mato Grosso (Simenorte) para o biênio 2007/09. A cerimônia de posse é nesta 6ª, a partir das 20h, no Lions Clube, em Alta Floresta. Eleito em dezembro de 2006, Lindomar é proprietário da indústria madeireira ‘La Bela Justina’. Na gestão anterior, ocupava o cargo de diretor do Conselho Fiscal. “O principal desafio para a nova gestão será o reflorestamento. Visando preservar a mata da região e garantir uma exploração de matéria prima consciente, faremos uma campanha de conscientização tanto dos associados quanto da população”, revela.
Outro grande desafio apontado pelo novo presidente é o aumento no número de associados do sindicato. “Pretendemos abranger 90% dos madeireiros da região. O setor de base florestal necessita de políticas representativas e o Simenorte deve unir forças. Estamos comprometidos em lutar junto à Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema), além de prefeituras e autoridades por um melhor desenvolvimento industrial madeireiro”, afirma.
Criado há cerca de 10 anos, o Simenorte conta hoje com 35 empresas madeireiras filiadas em seis municípios de sua base territorial (Alta Floresta, Apiacás, Carlinda, Nova Bandeirante, Nova Monte Verde e Paranaíta). Em 2005, o setor ganhou um importante reforço, com a implantação do Arranjo Produtivo Local (APL). “Realizamos treinamentos no chão de fábrica, cursos de segurança e produção mais limpa, além de ações na área de gestão energética”, explica o ex-presidente do sindicato, Augusto Francisco Passos.
O presidente da Fiemt, Mauro Mendes, participará da solenidade.