As constantes interrupções no fornecimento de internet banda larga pela OI/Brasil Telecom motivaram o Procon de Alta Floresta a ingressar com duas ações contra a empresa. Ontem, o órgão de defesa do consumidor representou a operadora junto ao Ministério Público. O chefe da procuradoria, Valdeci do Nascimento, explica que, desta forma, o MP também irá se inteirar dos sucessivos problemas e, caso acolha o pedido – com base nos argumentos apresentados – poderá gerar uma ação civil pública. O Procon também prepara novo processo para que sejam apuradas as responsabilidades sobre o ocorrido havendo, neste caso, possibilidade da empresa responder administrativamente pelas falhas. Multas podem ser aplicadas.
Desde junho – quando o presidente Lula esteve em Alta Floresta – os serviços de internet banda larga apresentam falhas. Diversas cidades da região Norte também foram prejudicadas pela dificuldade de acesso nos últimos tempos. A empresa justificou, nas ocasiões anteriores, ter havido rompimento de cabo de fibra ótica bem como problemas técnicos.
Mas, para o Procon, a resposta não se mostra satisfatória já que a ausência de conexão prejudica também os serviços bancários de algumas agências, expediente nos órgãos e autarquias públicos, e demais estabelecimentos que dependam da internet. “Não é culpa do consumidor se os cabos estão se rompendo. A empresa tem que tomar providências e adotar mecanismos para que isto não ocorra”, declarou Nascimento, ao Só Notícias.
Ontem, em Alta Floresta, houve nova queda na conexão banda larga. Do início ao fim da tarde não era possível conectar-se à internet bem como utilizar aparelhos telefônicos.
Na terça-feira, milhares de usuários das cidades com DDD 66 ficaram sem conexão por mais de 5 horas. No mês passado, foram pelo menos três interrupções no serviço de internet no Nortão.