Um levantamento elaborado pelo Departamento de Cadastro do Executivo aponta que há pouco mais de 2,8 mil micro, pequenas, médias e empresas de grandes portes em atividade no município. A quantidade é aproximadamente 19% superior ao total registrado em 2010, quando havia cerca de 2,4 mil, nos mesmos critérios.
Só Notícias apurou que, somente neste ano, foram liberados 374 novos alvarás autorizando funcionamento de empresas e atuação dos profissionais liberais, além de outros 301 registros de empreendedores individuais. “São números bons. Ano passado teve pouco menos registros”, destacou a coordenadora do departamento, Neiva Thums.
No mesmo período, foram identificadas 205 baixas (empresas que pararam de funcionar). No entanto, conforme Neiva, muitos seriam profissionais liberais que migraram para o sistema de empreendedor individual (saindo de pessoas físicas e passando para cadastro de pessoas jurídicas). Não foi estimado quantos passaram por esta mudança.
Neste ano, o valor geral lançado no pagamento do alvará para funcionamento atingiu R$ 881 mil. 67% deste montante foram pagos pelas empresas. Apesar do encerramento da campanha de recebimento, a coordenadora destaca que ainda ocorrem as regularizações.