Cerca de 105 contabilistas de Alta Floresta participaram da orientação sobre os procedimentos necessários para a emissão da Nota Fiscal Eletrônica (NF-e). O encontro foi realizado na última semana pela Secretaria de Estado de Fazenda (Sefaz), em parceria com a Associação Regional dos Contabilistas de Alta Floresta (ARCAF).
O gerente da Agência Fazendária de Alta Floresta, Adriano Moreira Bazílio de Lima, forneceu informações sobre o processo de credenciamento para emissão do documento eletrônico e requisitos tecnológicos mínimos para o ingresso da empresa no ambiente de produção da nota fiscal eletrônica, como certificação digital. Os participantes também puderam tirar eventuais dúvidas sobre o assunto.
A Sefaz tem realizado treinamentos sistemáticos sobre o assunto, a fim de evitar transtornos para as empresas quando a utilização da NF-e passar a ser obrigatória, a partir de 1º de abril. Em Mato Grosso, alguns segmentos econômicos terão, obrigatoriamente, de substituir a sistemática atual de emissão do documento fiscal (em papel, modelos 1 e 1A) pela nota eletrônica em suas transações comerciais a partir desta data.
Coordenado pela Superintendência do Centro Integrado de Atendimento ao Cliente (Sciac) da Sefaz, o treinamento foi realizado na Câmara de Dirigentes Lojistas. O Projeto da NF-e é uma iniciativa da Secretaria da Receita Federal, em parceria com as Secretarias de Fazenda dos Estados e grandes empresas voluntárias.