O elevado custo da energia elétrica em Mato Grosso prejudica a competitividade das indústrias instaladas no Estado. E para ajudar as empresas de Alta Floresta e região a minimizar esse impacto será realizado, neste sábado, o curso ‘como reduzir sua tarifa de energia elétrica’, que é gratuito, e será das 8h às 12h na sede do Sindicato dos Madeireiros do Extremo Norte de Mato Grosso (Simenorte).
O engenheiro eletricista e consultor da Confederação Nacional da Indústria, Fábio Dias, ministrará o curso e ensina que apenas em 2015 são esperados aumentos médios de 50% na tarifa final do consumidor industrial. “O impacto desses custos na competitividade das empresas é muito alto. Para conseguir minimizar isso, é importante o empresário entender a conta de energia elétrica, saber o que está pagando e, a partir de então, adotar medidas de eficiência energética”, declarou.
Os participantes aprenderão a analisar a conta de energia e serão feitas simulações que podem auxiliar o empresário a reproduzir o que é cobrado pela concessionária e efetuar projeções de novas condições tarifárias. Além disso, serão apresentadas diversas alternativas para redução dos custos com energia elétrica, incluindo a eficiência energética. Também será ensinado a agir coletivamente em defesa de tarifas mais competitivas.
O curso é direcionado para empresas industriais.