Após passar por Juína, nesta semana é a vez dos municípios mato-grossenses de Confresa e Alta Floresta receberem o primeiro módulo do curso do Programa de Fortalecimento da Gestão Ambiental dos Municípios da Operação Arco Verde/Terra Legal, oferecido pelo Sistema de Proteção da Amazônia (Sipam) em parceria com o Fundo Nacional de Meio Ambiente (FNMA) e o Ministério do Meio Ambiente (MMA). O curso visa transmitir alternativas sustentáveis de produção aos agentes de municípios, estados e representantes da sociedade civil dos 43 municípios (20 deles do Mato Grosso) inseridos na Operação Arco Verde, devido ao alto índice de desmatamento em seu território. Cerca de 150
pessoas participarão da atividade, que acontece nos três pólos mato-grossenses e também em Altamira, Marabá, Santana do Araguaia (no Pará) e em Porto Velho (Rondônia) até dezembro.
Este primeiro módulo dura uma semana e aborda o tema "Floresta em pé-conservação e uso dos recursos naturais como instrumento para o desenvolvimento sustentável". Nos outros cinco módulos, os participantes aprenderão sobre planejamento territorial, política ambiental municipal, licenciamento e sustentabilidade financeira. Após a capacitação, os consultores contratados irão trabalhar, por um ano, desenvolvendo projetos municipais na região. Quem participou da semana de estréia do curso nos pólos de Juína, Porto Velho e Santana do Araguaia aprovou a iniciativa do governo federal. O coordenador de controle ambiental de Apuí (AM), Adelar de Alcantar, foi um dos entusiastas da capacitação. "Se unirmos os órgãos ambientais, elaborarmos projetos e trabalharmos em conjunto com a população poderemos orientar melhor atividades como pecuária e agricultura, que hoje ameaçam nosso meio ambiente amazônico", revela.
Nesta semana, o pólo de Confresa recebe os representantes do próprio município e de Querência, São Félix do Araguaia, Vila Rica e Gaúcha do Norte. O encontro acontece de hoje a sexta, das 8h às 18h, no auditório do restaurante e buffet Mato Grosso Grill, localizado na rua Mato Grosso, no centro da cidade. Já em Alta Floresta, o curso acontece em um hotel e contempla os municípios de Feliz Natal, Marcelândia, Nova Bandeirantes, Nova Maringá, Nova Ubiratã, Paranaíta e Peixoto de Azevedo, além dos próprios servidores de Alta Floresta. Também participam dos cursos nos dois pólos servidores da Secretaria Estadual de Meio Ambiente (SEMA), do programa MT Regional e da Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural (Empaer)