O secretário de Indústria, Comércio e Turismo, Edegar Lammel, está viabilizando uma audiência na ANAC – Agência Nacional de Aviação Civil – para obter a homologação da pista do aeroporto e para que possa operar com vôos noturnos. Toda a documentação exigida já teria sido enviada para a ANAC.
O sistema de iluminação já foi implantado, mas, atualmente, o aeroporto opera com apenas um vôo diário. A pista tem 2.500 metros de extensão, uma das maiores da região Centro-Oeste, com capacidade para receber aeronaves de médio e grande porte. “Já buscamos a liberação na esfera municipal e estadual, agora vamos na federal”, enfatizou.
Em todo o Nortão, com mais de 30 municípios, ainda não são oferecidos vôos noturnos. Sinop, maior cidade da região com mais de 100 mil habitantes, também está na briga para implantação do sistema de iluminação. Os recursos já foram liberados pelo Ministério do Turismo e o processo está em licitação.
Hoje, apenas Lucas do Rio Verde, que fica a 160 km de Sinop, está autorizado a receber vôos noturnos. A pista, que possui 1.400 metros, tem capacidade para receber aeronaves de pequeno e médio porte. A homologação foi feita em agosto do ano passado.