PUBLICIDADE

Alta do dólar pode afetar investimentos em Sinop nos próximos meses, diz pesquisa

PUBLICIDADE

O alto valor do dólar, que chegou hoje na casa dos R$ 4,24, poderá afetar os investimentos no município, aponta pesquisa do Centro de Informações Socioeconômicas (Cise) da Universidade Estadual de Mato Grosso (Unemat), em parceria com a CDL, divulgada esta manhã. 68% dos empresários sinopenses afirmam que a valorização da moeda estrangeira pode influenciar na hora de investir. 13% indicam que a mudança não afeta os investimentos e, para outros 19%, pode influenciar. “É uma questão de percepção. Pode ser que não se concretize desta forma”, avaliou o economista Udilmar Carlos Zabot.

Os pesquisadores também questionaram os empresários locais se a alta do dólar frente à moeda brasileira afeta, neste momento, os negócios atuais. A maioria, cerca de 61%, disse que não, enquanto que 39% avaliaram que sim. “Tem um efeito de vários fatores. Para o comércio local acaba afetando nos custos, uma vez que são importados muitos produtos cujo preços são em dólar. Existe um certo delay (tempo de resposta), mas, no futuro, a alta do dólar deve pressionar nos próximos meses o custo local dos produtos comprados”, afirmou Udilmar.

O Índice de Expectativa Empresarial (IEE), que mede as perspectivas para os próximos três meses, caiu cerca de 4,81%. O resultado, segundo o Cise, pode ser atribuído à expectativa de vendas (-19,58%), adimplência (-30%) e segmento empresarial (-13,63%). A expectativa de investimentos, contratações e na própria economia de Sinop subiram (21,82%, 32,36% e 37,37%, respectivamente).

O Índice de Atividade Econômica (IAE), que avalia a situação atual da economia, aumentou 6,18%, o que significa que os empresários estão um pouco mais confiantes sobre o momento econômico nacional. Já o Índice de Confiança Empresarial (ICE), espécie de somas dos resultados atuais e futuros, fechou com pequena queda de 0,61%, apontando que, no geral, os empresários estão um pouco mais pessimistas no mês de setembro, em relação à economia brasileira.

A pesquisa ouviu 130 empresários e foi encomendada pela Câmara de Dirigentes Lojistas de Sinop (CDL). 

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Empresas de Sorriso estão com 92 vagas de emprego

Empresas e indústrias sediadas em Sorriso estão admitindo 92...

Preço médio dos combustíveis tem queda em Sinop, aponta ANP

O mais recente levantamento da Agência Nacional do Petróleo,...

Supermercados Machado inaugura sua primeira loja em Sorriso

Sorriso ganhou, nesta terça-feira, (10) um novo marco...
PUBLICIDADE