Mato Grosso fechou o ano de 2022 com recorde de movimentação de passageiros nos aeroportos. Segundo dados da Agência Nacional de Aviação Civil, houve aumento de 37% em relação a 2021, nos quatros dos principais terminais – Várzea Grande, Sinop, Rondonópolis e Alta Floresta. Foram mais de 3,3 milhões pessoas que embarcaram e desembarcaram durante todo o ano, nestes locais.
Segundo o diretor-presidente da Centro-Oeste Airports (COA), Enrique Migliorini, para este ano há o projeto da construção dos novos terminais aeroportuários em Sinop, Alta Floresta e Rondonópolis, enquanto o Marechal Rondon em Várzea Grande haverá ampliação e reforma. Não foram informados detalhes dos projetos, nem datas para finalização das obras.
“Em breve, vamos poder falar mais sobre todos os projetos e especificar as melhorias em cada um dos aeroportos. As obras já se iniciaram e, por enquanto, podemos dizer que faremos modernizações e ampliações. Nos de Sinop, Alta Floresta e Rondonópolis, serão novos terminais, totalmente remodelados e ampliados. Em Cuiabá (Várzea Grande), a ampliação e a modernização vão colocar o empreendimento entre os mais modernos, eficientes e confortáveis do Brasil”, disse, através da assessoria.
De acordo com o diretor, o último ano foi de recuperação nos voos comerciais após anos anteriores serem prejudicados devido a pandemia da Covid. “Tivemos um verdadeiro ano de retomada na aviação comercial em Mato Grosso. Nossos aeroportos registraram aumento significativos na movimentação de passageiros e também de aeronaves”, revelou.
O aeroporto de Sinop registrou a maior movimentação de passageiros da sua história, com mais de 308 mil pessoas, totalizando aumento de 80% em comparação a 2021. A movimentação de aeronaves também cresceu, com mais de 2,6 mil aviões passando pelo empreendimento – aumento de 67% em relação ao ano anterior. No aeroporto Marechal Rondon, o aumento no movimento de passageiros foi de 38%, também em comparação ao ano anterior. O número de aeronaves foi de mais de 44,3 mil, crescimento de 21%.
O aeroporto de Rondonópolis teve aumento de quase 16% no número do movimento de aeronaves (520 passaram por lá em 2022) e registrou aumento de 32% no movimento de passageiros, com mais de 42,6 mil pessoas embarcando ou desembarcando no terminal. Por fim, o aeroporto de Alta Floresta registrou crescimento de 8% no número de passageiros, com quase 55 mil pessoas embarcando e desembarcando no empreendimento. Mais de 610 aeronaves passaram pelo aeroporto em 2022, crescimento de 15,76% em relação a 2021.
Receba em seu WhatsApp informações publicadas em Só Notícias. Clique aqui.