Segundo o Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea), da Esalq/USP, com o apoio financeiro da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), o PIB do agronegócio cresceu o dobro do PIB nacional calculado pelo IBGE em 2011. Além disso, o setor, que é destaque econômico e social é, também, responsável por ampla geração de empregos em Sinop, uma cidade que cresce em ritmo nacional e internacional.
Um recente balanço realizado pela Secretaria de Indústria, Comércio, Turismo e Mineração da cidade apontou um saldo positivo para a economia sinopense em 2011, sendo a atuação da agropecuária um fator de grande importância para o crescimento em ritmo acelerado.
Sinop é a 7ª cidade brasileira (apontada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas – IBGE) no ranking das cidades de médio porte, a 6ª cidade no país com maior número de obras públicas em andamento, somando 37 no total, e a 5ª cidade brasileira em construção de casas populares, segundo dados da Prefeitura Municipal.
Esses números são, certamente, resultado de um trabalho sólido realizado em parceira entre a Administração Municipal e as empresas que apostam em Sinop. Entre elas, empresas do setor do agronegócio.
O crescimento privado em geral, equivale a mais gente trabalhando, morando e gerando renda em Sinop e isso, como consequência direta faz com que o município cresça e tenha que se expandir em educação, saúde, habitação e infraestrutura para condicionar todo o progresso.
Tradição e geração de empregos
Para o Secretário de Indústria e Comércio, Nevaldir Graf, a Frialto é uma empresa tradicional e genuinamente sinopense. "A Frialto é uma empresa 100% da cidade, o que significa que ela investe seus resultados diretamente em Sinop. Além disso, acreditou no potencial do município antes mesmo de recebermos outros investimentos, e hoje se destaca como a terceira empresa geradora de empregos na cidade e a primeira em seu setor, ressalta Graf".
O prefeito Juarez Costa ressalta: "Como gestor público, acredito em especial na força de empresas pioneiras no setor privado e agropecuário de nossa cidade, principalmente por poder visualizar os investimentos, em especial da Frialto, como uma aposta certa de retorno".
Consciente de seu papel na sociedade, desde o início de suas atividades em 1996, a Frialto é responsável atualmente pela geração de 800 empregos diretos, o que vale dizer que, aproximadamente, 3.200 pessoas dependem de sua atividade.
"Como administrador é no mínimo uma obrigação apoiar o desenvolvimento econômico de empresas como a Frialto. E como cidadão sinopense, acredito que todos os envolvidos nessa matemática: Administração Pública, servidores, empresa, fornecedores e consumidores formam a cadeia evolutiva que fecha e salienta esse processo, tendo como principal beneficiária desse trabalho a sociedade sinopense", completa o prefeito municipal.
História
O Frialto iniciou sua história com a inauguração da indústria de Sinop, em 1996. Em pouco tempo, outras unidades foram sendo construídas e adquiridas, e hoje possui cinco unidades frigoríficas em três estados brasileiros (MT, MS e RO), dos quais três são em Mato Grosso nas cidades de Sinop, Matupá e Nova Canaã do Norte.
O frigorífico é desenvolvido primordialmente com carne bovina e conta com uma capacidade instalada de 2.500 cabeças/dia em suas três unidades em funcionamento no estado. A empresa conta, ainda, com duas Transportadoras, dois Confinamentos e um Centro de Distribuição localizado em São Paulo.
O Frialto é o segundo maior frigorífico em capacidade de abate no estado de Mato Grosso, e sua carne está presente em países da América do Sul, América Central, Europa, Ásia e África.