PUBLICIDADE

Agricultores destróem soqueiras em lavouras de algodão em Sorriso

PUBLICIDADE

O Instituto de Defesa Agropecuária (Indea) está fiscalizando e acompanhando a destruição de soqueiras de algodão da última safra na região Norte. Em Sorriso, que plantou uma área de aproximadamente 9 mil hectares da pluma, já foi feita a destruição. É o que informou a chefe da unidade do Indea do município, Daniele Macedo. O prazo máximo para a destruição das soqueiras é o dia 15 de setembro. O processo é obrigatório por lei federal e regulamentado por portarias estaduais, e visa eliminar pragas e doenças que atingem as lavouras, entre elas a lagarta-rosada e brocas, além da redução de infestações iniciais de pulgões e diminuição de fontes de inoculo de doenças como as viroses.

A soqueira não destruída pode rebrotar e transformar-se em locais de reprodução e sobrevivência dessas pragas e doenças. O não cumprimento da determinação pode acarretar em advertências e multas, ou até mesmo perda dos incentivos fiscais do Programa de Apoio à Cultura do Algodão de Mato Grosso (Proalmat).

Os produtores que cumprirem com a determinação recebem o benefício de 75% no Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) de incentivo fiscal sobre a comercialização do algodão em pluma. No ano passado, o Indea monitorou 100% da área plantada e apenas três propriedades foram interditadas pelo não cumprimento do prazo, no Estado.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Supermercados Machado inaugura sua primeira loja em Sorriso

Sorriso ganhou, nesta terça-feira, (10) um novo marco...

Campanha Sonho de Natal sorteará carro, motos e mais prêmios em Sinop

A Campanha Sonho de Natal da CDL sorteará vários...

Indústrias de Sorriso acumulam mais de R$ 16 bilhões em negócios no exterior

As indústrias sediadas na capital do agronegócio embarcaram 11,7%...
PUBLICIDADE