Cerca de 90 produtores de Sinop, Cláudia, Feliz Natal e outros municípios vizinhos, decidiram ontem à noite, bloquear a passagem, na BR-163, a partir de amanhã (sábado) de carretas e caminhões carregados com soja, milho, arroz, insumos, defensivos, dentre outros produtos agrícolas. O presidente do Sindicato Rural, Antonio Galvan, o movimento, intitulado “Grito do Ipiranga”, confirmou ao Só Notícias, que a passagem de automóveis, ônibus e caminhões carregados com outros produtos não será interrompida.
“Estamos aguardando as discussões de hoje à noite, em Sorriso, para fortalecermos o movimento que será em feito também em outras cidades”, enfatizou. Galvan destacou que em Sinop o ponto de interdição da rodovia será no Alto da Glória (cerca de 15 km do centro). Ontem, os produtores também decretaram moratória de todos os pagamentos aos bancos, referentes às dívidas agrícolas e colocaram faixas em frente às agências, em protesto à falta de medidas que contribuam para o não endividamento do setor. Outra proposta discutida entre os produtores e que será apresentada hoje em Sorriso, é o fechamento das agências bancárias nos municípios, já que, segundo Galvan, os produtores não tem condições de pagar as dívidas e as propostas do Governo são insuficientes.
A BR-163 também deve ser interditada em Sorriso, Lucas do Rio Verde e Nova Mutum.
Em Sorriso, os produtores decidiram, ontem à noite, em encontro na câmara, que o bloqueio sera feito a partir da próxima segunda-feira, na altura do Posto Redentor.
O protesto dos produtores da região iniciou na segunda-feira, em Ipiranga do Norte (120 km de Sorriso), onde o acesso a 30 armazéns foi interrompido.
Os agricultores protestam contra a política agrícola do governo que resultou em uma grande queda no preço da soja, milho e arroz e endividamento de milhares de agricultores e cobram a redução nos preços dos combustíveis, dos agrotóxicos, máquinas e a conclusão da BR-163 até o Porto de Santarém (PA), que reduziria significamente os custos de frete, para o escoamento da safra.