Melhorar a relação entre contribuintes, contadores e Agência Fazendária foi uma das soluções apontadas no plano de ações preventivas, que foi elaborado ontem, durante um encontro da categoria, em Sinop. Mais de 40 contadores participaram das discussões. Os trabalhos foram conduzidos pelo representante da Gerência de Controle de Trânsito, Heronides Francisco.
A chefe da Agência Erli Souza, disse que o plano é formado por um conjunto de ações voltadas a auxiliar os contadores, transportadores, contribuintes e evitar a apreensão de mercadorias. Este já é o segundo encontro realizado este ano em Sinop.
Um dos participantes, Wagner Mergener, disse que muitos serviços eram de difícil acesso, e estão melhorando com o novo modelo de gestão da Secretaria de Fazenda (SEFAZ), com a informatização dos atendimentos.
Entre as operações disponíveis na internet estão AIDF eletrônica, consulta tabela de preços mínimos, extrato do Impostos sobre Propriedade de Veículos Automotores (IPVA), GIA eletrônica, termo de adesão ao Fundo Partilhado de Investimentos Sociais (FUPIS), solicitação cadastral, legislação tributária, informações do fundo de participação dos municípios e parcelamentos de débitos na conta corrente fiscal.