Cuiabá e Várzea Grande começam a receber em 2011 um conjunto de obras e melhorias sem precedentes em quase 300 anos de história. Elas vão transformar a região metropolitana num aglomerado urbano organizado, com infra-estrutura viária e de transporte coletivo adequadas às novas necessidades de uma população sempre crescente. A afirmativa é do diretor de Planejamento e Gestão da Agecopa, Yênes Magalhães, que desde outubro exerce também a função de presidente da agência estadual responsável pelos preparativos para a Copa de 2014.
“Em 2010 nos dedicamos à elaboração dos projetos das obras físicas, ao planejamento das principais ações previstas nos 28 projetos setoriais, à captação de recursos, à inclusão no PPA e nos orçamentos. Também viabilizamos financiamentos e investimentos do governo federal, do Estado e dos municípios, para agora em 2011 licitar e iniciar as obras”, explicou Yênes.
Ele ressaltou que Cuiabá vem cumprindo todos os prazos do Comitê Organizador Local (COL) da Copa no Brasil, não só na construção da Arena mas também em relação às obras de mobilidade urbana, aos projetos para a segurança, para os FanParks, Centros de Treinamento e outros itens prioritários para todas as sedes do Mundial.
Esta dedicação ao planejamento em 2010 foi necessária diante da inexistência de projetos nas prefeituras de Cuiabá e Várzea Grande e mesmo no governo do Estado. Só o Plano de Mobilidade Urbana exigiu oito meses de pesquisas, levantamento de informações e definição dos projetos básicos, realizados por uma grande equipe de arquitetos, engenheiros e outros profissionais especializados. “Fechamos 2010 cumprindo todos os prazos, trabalhando com planejamento estratégico, com absoluto respeito à legislação e aos aspectos ambientais, sob acompanhamento de diversos órgãos de controle interno e externo, estaduais e federais”, disse Yênes.
O ex-secretário de Planejamento que também comandou a SEMA, SMTU e tem Especialização em Engenharia de Trânsito e Transportes, prevê o início das obras de mobilidade em março ou abril, dependendo do andamento das licitações que devem ser disputadas por grandes empresas de todo o país. Os investimentos permitirão a Cuiabá avançar em quatro anos o que demoraria pelo menos 20. A menor das cidades-sedes da Copa de 2014 será uma das que mais sentirá os efeitos positivos do Mundial.
“A população será beneficiada com um sistema eficiente de transporte coletivo, com a solução dos principais problemas do trânsito, com os investimentos em saneamento, na saúde, no turismo, no esporte, em novas áreas de lazer, entre tantos outros legados. Por isso contamos com a compreensão de toda a comunidade para os transtornos que as obras naturalmente trarão”, alertou Yênes, destacando que o legado justifica a superação de todas as dificuldades.