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Aeroportos do Nortão são estruturados para garantir desenvolvimento

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Os principais municípios do Nortão estão estruturando seus aeroportos, cientes de que investir na logística é essencial para atrair os grandes investidores e propiciar aos empresários uma forma de transporte rápida e eficiente. Um dos fatores negativos apontados por empresas de outros Estados, que se interessam em investir no Mato Grosso, são as péssimas condiçoes de transporte terrestre.

Em Nova Mutum, o novo aeroporto, que teve sua construção iniciada no ano passado, começa hoje a ter sua pista asfaltada. Só Notícias apurou que o novo aeroporto terá uma pista de 1.500 metros e capacidade para receber aeronaves do tipo Focker 100. O governo do Estado deve entrar com o material de emulsão asfáltica e a mão-de-obra e o restante do material necessário ficará por conta da prefeitura.
Está sendo construído em uma área cedida em comodato por uma empresa da cidade, de 21 hectares, há cerca de 5 quilômetros de Nova Mutum, próximo à rodovia MT-235, que o município a Santa Rita do Trivelato. O investimento inicial foi de R$800 mil.

Em Sorriso, a pista também está sendo concluída e de ve ser asfaltada até final do mês que vem. Em seguida, começa a construção do terminal de embarque e desembarque de passageiros e cargas. Na semana passada, o prefeito Dilceu Rossato buscou em Brasília, a liberação de R$965 mil, em emendas, para a construção do terminal.

O investimento no aeroporto sorrisense é de R$4,5 milhões. Destes, R$1 milhão é sendo bancado pela prefeitura. Já foi assinado convênio com o Estado para liberação de R$2 milhões e mais R$1 milhão do Governo Federal, fora as emendas para o terminal. A pista está sendo ampliada, passará de 1.550 para 1.700 metros de extensão. Com a conclusão, até final do mês que vem, é só aguardar a liberação da ANAC – Agência Nacional de Aviação Civil, para que o aeroporto possa receber pousos e decolagens. Nesta segunda etapa, a pista receberá ainda iluminação e balizamento.

Em Sinop, estão em obras no aeroporto o sistema de segurança, balizamento e a iluminação noturna, já em fase avançada de execução. A instalação do sistema de iluminação deverá estabelecer a terceira companhia aérea no município, a Ocean Air, além das já existentes, Cruiser Linhas Aéreas e Trip Linhas Aéreas, além da BRA que estaria com autorização para vôos noturnos concedida. Sinop poderá receber aeronaves de grande porte e será estabelecido como rota de passagem obrigatória para novas companhias aéreas. A pista tem 1.600 metros.

O aeroporto de Lucas do Rio Verde ficou pronto no ano passado e está preparado para receber aeronaves de pequeno e médio portes, com pista asfaltada, iluminação noturna e projeto homologado pela Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC). A pista tem 1.200 metros. O aeroporto fica a cerca de seis quilômetros do centro da cidade e tem capacidade para receber aeronaves de até 50 passageiros ou 17 toneladas.

Em Alta Floresta, o aeroporto tem pista de 2.500 metros, com capacidade para receber aeronaves de médio e grande porte. Cerca de R$ 20 milhões foram investidos nos últimos anos. Desde julho, o município tem uma linha aérea que oferece vôos noturnos regulares para Cuiabá.

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