O Ministério da Defesa acaba de aprovar a reforma na pista e a o sistema de iluminação do aeroporto municipal presidente João Figueiredo. A informação é do secretário de Infra-Estrutura do Município, Gláucio Leitão. Agora, resta apenas a homologação da pista que deve ser feita pela Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) para que aeronaves de grande porte possam operar com vôos diários e noturnos com conexões para os grandes centros. Uma companhia aérea já inseriu Sinop em sua rota, recrutou funcionários para atendimento e só espera a ANAC liberar o aeroporto para operar.
O prefeito Nilson Leitão admitiu que o processo de homologação é muito demorado, mas Sinop tem um diferencial onde a ANAC deixa claro o seu interesse com o aeroporto, haja vista, que a cidade sedia uma base militar do Sistema de Vigilância da Amazônia – SIVAM- e é pólo regional.
Foram recapeados 1,6 mil metros de pista com recursos do Estado, União e da prefeitura. Também foi feito o balizamento e iluminação da pista.
O terminal aeroportuário de Sinop, onde foram investidos cerca de R$ 800 mil, foi inaugurado pela prefeitura ano passado.