O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, anunciou nesta sexta-feira a antecipação da ampliação da adição de biodiesel ao diesel. O índice de 5% de biodiesel ao óleo começaria a vigorar apenas em 2013, porém, será obrigatório já a partir de janeiro do próximo ano.
Desde julho deste ano, o percentual de adição passou de 3% para 4%. Com a antecipação do prazo, o Ministério de Minas e Energia espera que já no próximo ano a produção de biodiesel aumente para 2,4 bilhões de litros.
Agricultura familiar
Ainda segundo o Ministério, o aumento da adição deve também gerar mais empregos e renda, fortalecendo a agricultura familiar.
Dos 2,4 bilhões de litros esperados para serem produzidos em 2010, com o aumento do percentual, 80% serão fornecidos por unidades produtoras detentoras do Selo Combustível Social – instrumento do Governo usado para possibilitar a participação combinada da agricultura familiar e do agronegócio na cadeia produtiva do biodiesel.
Com o aumento para 4% da adição de biodiesel ao diesel, ocorrido em julho, a ANP (Agência Nacional de Petróleo) afirmou esperar uma economia de R$ 900 milhões em importação de diesel por ano, valor que, agora, deve ser maior.