A diretoria da Associação dos Criadores do Norte de Mato Grosso (Acrinorte) vai avaliar possíveis mudanças no formato da próxima Norte Agroshow, prevista para abril do ano que vem. O diretor de Relações Públicas da entidade, Invaldo Weis, explica que há pedido, por parte dos participantes, para aumentar o número de dias do evento. "Isto é algo que estamos avaliando, mas ainda não há posição", resumiu, ao Só Notícias.
Outro pedido é para alterar o horário de início da feira tecnológica. Nesta última edição, os negócios e visitas aos estandes foram feitos das 8h às 20h. "Pode ser que mude o horário, começando mais tarde. Isso também está em avaliação", explicou Invaldo, que adiantou ainda que a organização do evento ainda contabiliza os números da última feira. "Estamos apurando. Parece que houve muitos negócios, muitas vendas, mas não temos os números fechados. Devemos concluir na próxima semana".
A primeira edição da Norte AgroShow, que terminou sexta-feira, em Sinop, atingiu os objetivos da comissão organizadora da Acrinorte e Sindicato Rural. “Foi muito positivo tanto do lado comercial quanto tecnológico. Só temos que agradecer aos expositores e patrocinadores que acreditaram”, declarou, ao final do evento, ao Só Notícias o presidente da Acrinorte, Olvide Galina. Ele acrescentou que a quantidade de público e negócios feitos pelos expositores ainda serão calculados, mas adiantou que recebeu avaliações de vendas positivas de inúmeros expositores.
O evento, que começou na semana passada, teve mais de 130 expositores – incluindo empresas que vendem tratores, colheitadeiras, implementos, caminhões, veículos, produtos agropecuários, máquinas, peças para setor madeireiro. Houve estandes de instituições financeiras, cooperativas de crédito, órgãos governamentais, instituições de pesquisas e também leilões de gado.
Um número expressivo de agricultores, pecuaristas, empresários, técnicos, acadêmicos também assistiu palestras sobre reprodução, agronegócio, planejamento patrimonial sucessório. Foram também apresentados painéis e palestras sobre grãos, o futuro do mercado da carne, sobre inovações para maximizar o potencial produtivo da soja, cooperativismo, atualidades e perspectivas para melhoria do rebanho de corte. Ainda foram abordadas a economia e política no país e Mato Grosso.
Dentre os palestrantes da Norte AgroShow estiveram, Marcos Aurélio Almada, do Sicoob, os jornalistas Gerson Camarotti e José Luiz Tejon e, nas mesas de debates e análises, presidentes de diversas entidades como Aprosoja, AMPA, Acrinorte, Acrimat e demais.