Sinop sediará as discussões do projeto "Acrimat em Ação" no próximo dia 27 de abril com apoio da Associação dos Criadores do Norte de Mato Grosso (Acrinorte). O evento seria realizado esta semana no município, mas a data foi alterada para o final do mês. O projeto foi lançado pela Associação dos Criadores de Mato Grosso (Acrimat) em fevereiro, em Cuiabá, e já passou por várias cidades.
O Acrimat em Ação tem por objetivo levar informações aos 35 mil criadores de gado do Estado. Mato Grosso possui atualmente cem mil propriedades rurais e para alcançar todas as regiões, a Associação juntamente com seus parceiros realizará o evento em 20 cidades pólos da pecuária. Nos próximos três meses a equipe multidisciplinar do projeto deve percorrer mais de 20 mil quilômetros levando informações variadas sobre assuntos ligados à área.
"A informação é peça chave para qualquer atividade e o pecuarista precisa saber dos seus direitos e deveres, dentro e fora da porteira de sua propriedade, tanto no que se refere a crédito, questões ambientais e trabalhistas, gestão do negócio e planejamento estratégico", explicou o presidente da Acrimat, José João Bernardes.
Para o representante da Acrimat na região médio norte de Mato Grosso, Fernando Porcel, o projeto traz esclarecimentos importantes aos pecuaristas do estado. "Muitos produtores têm dúvidas relacionadas a crédito, por exemplo. Acredito que projetos como esse contribuem para o fortalecimento da classe e a nossa região passa a ter uma grande representatividade junto ao setor pecuário no estado. Além disso, a iniciativa da Acrimat aproxima o produtor da entidade, reforçando o compromisso e a preocupação da Associação com a classe pecuarista de Mato Grosso", destacou acrescentando que a Acrimat quer se aproximar dos pecuaristas de todas as regiões fazendo novas filiações gratuitas.
A primeira palestra do Acrimat em Ação foi realizada em Cuiabá, no dia 15 de fevereiro. Durante os outros encontros os participantes terão acesso a informações mais detalhadas sobre os principais projetos desenvolvidos pela Acrimat, como Cartilha de Crédito, GPS, Empregador Rural e também informações sobre o setor levantadas pelo Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea).