PUBLICIDADE

Abertura do comércio no dia do Trabalhador em Sinop depende de acordo, afirmam presidentes

PUBLICIDADE
Só Notícias/Luan Cordeiro (foto:Julio César Tabile/assessoria)

Os presidentes da Câmara de Dirigentes Lojistas e Associação Comercial e Empresarial de Sinop, Marcos Antônio Alves e Cleyton Laurindo, respectivamente, explicaram, em entrevista, ao Só Notícias, que as empresas podem abrir neste sábado, que é feriado nacional em comemoração ao dia de Trabalhador, desde que haja acordo sindical, e entre colaborador e patrão.

É necessário ainda observar os termos do acordo previstos na Convenção Coletiva do Trabalho. “Podem abrir as empresas que tem acordo coletivo com o Sintracom (Sindicato dos Trabalhadores no Comércio Atacadista e Varejista do Norte do Estado), mas nesse caso têm as regras do acordo coletivo feito com o sindicato”, disse Laurindo.

De acordo com Alves, por parte da prefeitura não haverá, por exemplo, cobrança de alvará especial. “A prefeitura não impede, não cobra alvará, mas como é um feriado nacional não tem legalidade para abrir, porém é só haver uma decisão mútua do colaborador com o patrão, de acerto de hora extra, ou o formato preferido”, pontuou.

Ainda segundo o presidente da CDL, apesar de não haver proibição, a maioria das empresas não deve abrir em Sinop. “Além disso, o colaborador não tem obrigação, mas várias cidades vão abrir setores para compensar o período de pandemia. Em Sinop, acreditamos que a maior parte ficará fechada e respeitará o feriado”, pontuou.

Laurindo, por outro lado, lembrou que cada acordo coletivo tem suas regras, mas a maioria prevê “hora extra dobrada, compensação de folga, dentre outros”, que deverão ser respeitados pelos empresários que optarem pelo funcionamento.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Mato Grosso segue com 2ª menor taxa de desemprego do país, aponta IBGE

Em mais um trimestre, Mato Grosso segue com uma...

Black Friday em Mato Grosso deve movimentar mais de R$ 500 milhões, aponta Fecomércio

Mato-grossenses devem gastar mais durante a Black Friday, conforme...

Sinop: sobe preço da carne, arroz, tomate, café e preço médio da cesta básica vai a R$ 854

O Centro de Informações Socioeconômicas (CISE) da Unemat, em...

Empresas de Nova Mutum ofertam quase 200 vagas de empregos

Diversas empresas e indústrias, entre as mais de 8...
PUBLICIDADE